Resumo Sobre a Mesopotâmia

Diogo Ribeiro

 Resumo Sobre a Mesopotâmia


- Mesopotâmia é uma palavra de origem grega, que significa "entre rios".
- Essa região faz parte do chamado Crescente Fértil, uma área excelente para a agricultura, embora esteja cercada por terras áridas.
- As áreas próximas dos grandes rios atraíram grupos nômades e seminômades, das montanhas e do deserto, que atacavam as populações sedentárias dos vales e das planícies, onde havia terras férteis para plantar e criar rebanhos.

- Os povos que habitaram a Mesopotâmia ao longo de vários séculos foram os sumérios, os acádios, os amoritas (antigos babilônios), os assírios, os elamitas e os caldeus (novos babilônios).

Atividades econômicas

- A base da economia era a agricultura. As cheias dos rios eram aproveitadas para a fertilização das terras, complementando esse processo de irrigação natural com a construção de canais e diques.

- Os templos desempenhavam papel central na economia mesopotâmica. Planejavam a produção agrícola, estocavam os produtos, promoviam o comércio e realizavam empréstimos.

- O artesanato mesopotâmico revelava um elevado nível técnico para a época. Fabricavam barcos, confeccionavam objetos de cerâmica, joias e tecidos.

- Também praticavam o comércio local e a longa distância, utilizando metais e cevada como moeda.


Política e Religião

- Os povos mesopotâmicos eram politeístas, isto é, adoravam diversos deuses, muitos dos quais relacionados a elementos da natureza.

- A religião sempre foi utilizada para justificar o poder do rei, que, desse modo, exercia também liderança religiosa.

- Pela mentalidade dominante na Mesopotâmia, o rei seria um representante direto dos deuses, alguém predestinado a concretizar a vontade divina entre os seres humanos.

- Além das funções religiosas, os sacerdotes do templo também exerciam atividades econômicas. Devido às oferendas recebidas, acumularam grande patrimônio.

Religião e ciência

- Os babilônios viam o mundo de uma forma mística e mágica. Os deuses mesopotâmicos eram antropomórficos, considerados imortais e dotados de poder sobre o universo.

As cidades-Estado

- Algumas aldeias haviam se transformado em cidades autossuficientes e autogovernadas. Em muitas delas, os governantes passaram a controlar, além do poder político, também o religioso.

- A autoridade desses soberanos, contudo, ficava quase sempre restrita à sua cidade. É por isso que os historiadores caracterizam tais centros urbanos como cidades-Estado.

- Estado hegemónico demorou a se formar. Existiam cidades-Estado, como Ur e Lagash, que exerciam somente controle local, principalmente sobre as aldeias circunvizinhas.

Divisão social

- A sociedade babilônica estava organizada em três classes principais. São elas:
Awilu: eram os nobres e governantes;
Mushkenu: indivíduos livres e não nobres (comerciantes e pequenos proprietários);
Wardu: escravos.

- A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.

O Código de Hamurabi

- Determinava penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações. As punições se baseavam na lei de talião, que pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”.

- O Código de Hamurábi é o mais conhecido dos documentos jurídicos mesopotâmicos.

Sumérios

- Os sumérios foram os primeiros povos a se estabelecer na Mesopotâmia. Sabiam utilizar técnicas de irrigação, assim como arquitetônicas, por isso, construíram pomposos templos e chegaram a comercializar seus excedentes agrícolas. Desenvolveram uma técnica de escrita: a cuneiforme, feita em barro.

- Os sumérios foram derrotados pelos acádios.

Acádios

- Seu domínio sobre a terra mesopotâmica foi consolidado quando o rei Sargão I gerou uma unificação dos povos que habitavam a região. O domínio acadiano sobre a Mesopotâmia acabou quando foram derrotados pelos babilônicos, como eram conhecidos os amoritas.

- Os acadianos foram responsáveis por unificar as civilizações que viviam no território entre os rios Tigre e Eufrates.

Babilônios

- Os babilônios desenvolveram um rico e preciso calendário.

- Além de Hamurabi, outro imperador que se tornou conhecido por sua administração foi Nabucodonosor II, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia.

Assírios

- Destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam.

- Conquistaram toda a região da Mesopotâmia, da Palestina, do Egito e parte da Pérsia. Em 1450 a.C., a Mesopotâmia estava sob seu domínio, mas foram derrotados pelos caldeus, em 612 a.C.

O Primeiro Império Babilônico

- Os amoritas, conseguiram expulsar os povos invasores e unificar o centro-sul da Mesopotâmia. Entre os reis amoritas destacou-se Hamurábi. Seus exércitos anexaram vários territórios, formando o chamado Primeiro Império Babilônico (1800 a.C. - 1600 a.C.).

- Por conta do tamanho de seu Império, Hamurábi realizou uma série de reformas políticas e sociais e ordenou a organização de um código jurídico que reunia as leis criadas por ele e por seus antecessores, conhecido como Código de Hamurábi.

O Segundo Império Babilônico

- Os Caldeus, foram os fundadores do Segundo Império Babilônico ao conquistar a Mesopotâmia dos assírios em 612 a.C e ficaram famosos pelas seguidas conquistas e pelo governo de Nabucodonosor (604 a.C.-561 a.C.), com suas obras urbanas na Babilônia, como os Jardins Suspensos da Babilônia.

- Após a morte de Nabucodonosor, o domínio dos caldeus entrou em decadência, e esse povo foi conquistado pelos persas, liderados por Ciro II em 539 a.C.

Postar um comentário

Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.